Papai Noel ou Jesus?


Mensagem de Natal
Imagem daqui

Papai Noel ou Jesus?

Papai Noel começou a existir, segundo a tradição, na pessoa de São Nicolau, bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV d.C. Ele, segundo a tradição, foi um homem bondoso, que gostava muito das crianças, principalmente das pobres, a quem dava presentes. Essa figura mais tarde imortalizou-se num símbolo, que recebeu o nome de Papai Noel.

O tempo passou e um mito tomou o lugar de uma pessoa, Papai Noel tomou o lugar de Cristo. O Natal foi paganizado e secularizado. O sentido do Natal mudou. Até o Papai Noel mudou. O Papai Noel moderno é um mito, uma lenda, uma criação do comércio voraz. No início ele era a personificação do amor, das dádivas generosas. Hoje, ele virou garoto propaganda. Antes, ele era discreto, hoje, vive desfilando em carros alegóricos para provocar o apetite consumista da freguesia. Antes, ele dava presentes, hoje, vende presentes. O Papai Noel foi concebido no ventre do consumismo materialista. Ele está a serviço do espírito mercantilista. Ele virou comerciante inveterado. O velho bojudo e barbado, de vestes vermelhas e com um grande saco nas costas, só traz alegria e presentes para as crianças que têm dinheiro. Ele passa longe das crianças pobres. Ele não se aproxima dos meninos de rua. Ele se transformou num comerciante sedento de lucro, num camelô inveterado, num símbolo do consumismo insaciável.
O Papai Noel de hoje é uma caricatura do espírito natalino; ele está na contra mão do sentido do Natal. O conteúdo do Natal é salvação. O espírito do Natal é doação. É Deus se fazendo homem, o rico se fazendo pobre, o senhor se fazendo servo. Natal é dádiva de amor. O Natal é para todos. O Natal é Jesus. Papai Noel é um intruso, é uma farsa, uma mentira, um roubador de cena. Os holofotes precisam estar colocados sobre Jesus e não sobre ele. Jesus é o dono, o sentido e a razão do Natal. Natal sem Jesus é festa pagã. Natal sem Jesus é festa gastronômica. Natal sem Jesus é apenas mercantilismo vazio. Precisamos recristianizar o Natal. Precisamos democratizar o Natal. O Natal são boas novas de grande alegria e de salvação para todo o povo. Pobres e ricos podem comemorá-lo de igual modo. Precisamos devolver o Natal ao seu legítimo dono. Precisamos dar a glória devida a Jesus e fazer Dele o centro do Natal. Precisamos comemorar o Natal com uma celebração festiva ao rei Jesus, que nasceu numa manjedoura, viveu como carpinteiro, morreu numa cruz, mas ressuscitou gloriosamente, para oferecer-nos o banquete da salvação. Que prevaleça a verdade sobre o mito!

Reverendo Hernandes Dias Lopes

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

11 comentários:

  1. As pessoas esquecem o que é o verdadeiro significado do Natal
    bom domingo
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão Fabi, acho q muitos nem mesmo sabem o que é o Natal!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem, Fabiana. Precisamos mesmo " recristianizar o Natal."
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, em genero numero e grau.
    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Para mim é um momento de família o Natal :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana, muito importante seu texto.Costumo usar uma frase do Padre Marcelo onde ele disse que o aniversariante não é convidado para a festa.As pessoas se preocupam com presentes luxuosos, bebidas, muita comida e se esquecem do verdadeiro motivo dessa data.Adorei sua postagem.Beijos querida, que o menino Jesus esteja em sua casa neste Natal.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabi,
    Se não fosse o nascimento de Jesus, não teria o natal,
    muitas pessoas esquecem o verdadeiro sentido do natal, apesar
    que pra mim natal é todo dia, e Jesus renasce a cada dia em meu
    coração, em minha vida, e temos que ser solidários sempre, pois
    todas as pessoas necessitadas comem o ano inteiro e tem gente que
    só ajuda com a cesta no final do ano, acho isso errado.
    Você é uma benção, parabéns pela postagem!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto, amiga

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  9. Oii Fabiana, verdade o que o texto diz, o Papai Noel ofusca a presença de Jesus e o verdadeiro sentido do Natal, pouco se fala em Jesus e muito se fala no Bom velhinho, cabe a nós resgatar o verdadeiro sentido junto aos nossos filhos! Excelente texto! Bjoooss

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu texto e o alerta sobre o verdadeiro sentido de Natal .
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga,
    Parabéns pelo lindo texto!!! ADOREI!!!
    Infelizmente o Natal está cada vez mais comercial... Muitos nem sabem o verdadeiro sentido do Natal...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita ao blog :) Todos os comentários são moderados e, por isso, pode demorar um pouquinho para que sejam publicados ;)

  • Home
  • Quem faz
  • Receitas em Vídeo
  • Minhas Viagens
  • Anuncie no Blog
  • Contato