Bolo Mousse de Chocolate super fácil de fazer

bolo de chocolate

Este bolo mousse de chocolate eu fiz para o aniversário de 3 anos do Daniel. Pode parecer complicado de fazer mas não é não. É bem simples e fácil. Fica super gostoso e com um sabor suave, não fica muito doce. Como eu fiz sozinha (além de cuidar do Daniel, fazer almoço e etc...), na correria acabei esquecendo de filmar a finalização da decoração do bolo e, também, de fotografar ele inteiro (só tenho uma foto dele de dentro da geladeira :( ). Enfim, dá só uma olhadinha na belezura e se fizer por aí vem me contar :)


Bolo Mousse de Chocolate super fácil de fazer


Ingredientes:


Massa (eu fiz duas receitas desta massa para o bolo ficar alto):
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para untar e enfarinhar: Manteiga, farinha de trigo e chocolate em pó

Recheio de Mousse de Chocolate:
2 barras de chocolate meio amargo (125g cada barra)
1 barra de chocolate ao leite (125g peso da barra)
1 caixinha pequena de creme de leite
1 caixinha pequena de chantilly pronto para bater (200ml)

Recheio de Leite Ninho:
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de leite ninho
1 caixinha de creme de leite pequena
4 colheres (sopa) de leite de coco ou leite normal (de vaca) mesmo (opcional)

Cobertura:

Brigadeiro:
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
1/2 barra de chocolate meio amargo
1 caixinha pequena de creme de leite

Chantilly:
2 caixinhas pequenas de chantilly sabor chocolate prontas para bater

Leite para umedecer o bolo
Chocolate granulado para decorar


Modo de Preparo: 
Massa: Na batedeira, ou na mão mesmo, bata o açúcar, o chocolate em pó, os ovos e o óleo. Adicione aos poucos a farinha de trigo e a água e continue batendo até ficar homogêneo. Junte o fermento em pó e misture com uma colher. Coloque em uma forma untada e enfarinha com uma misture de farinha de trigo e chocolate em pó e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por, aproximadamente, 45 minutos ou até assar. EU FIZ DUAS RECEITAS DESTA E ASSEI EM TRÊS ASSADEIRAS DE 25 CM CADA. Assim que estiver assado, retire do forno e reserve.

Mousse de Chocolate: Derreta as barras de chocolate no microondas (mexendo de 30 segundos) ou em banho-maria. Junte o creme de leite e misture bem. Bata o chantilly já pronto na batedeira até a consistência desejada e misture com o creme de chocolate. Reserve.

Recheio de Leite Ninho: Em uma panela, ao fogo baixo, coloque a manteiga, o leite condensado e o leite ninho e vá mexendo até começar a engrossar um pouco. Adicione o creme de leite e misture novamente até começar a engrossar. Desligue o fogo e coloque o leite de coco (opcional) e misture bem. Reserve.

Cobertura de Brigadeiro: Em uma panela, ao fogo baixo, coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate meio amargo e vá mexendo até começar a engrossar. Acrescente o creme de leite e continue misturando. Assim que começar a engrossar, desligue o fogo e coloque o brigadeiro em um prato untado com manteiga. Deixe esfriando.

Cobertura de Chantilly: Na batedeira, bata as caixinhas de chantilly até a consistência desejada e reserve.

Montagem: Depois de assar as duas receitas do bolo em 3 assadeiras de 25 cm cada, desenforme e coloque a primeira massa no refratário para montar o bolo. Retire um pouco da parte de cima do bolo (para que não fique com o gosto amargo). Umedeça com um pouco de leite e espalhe o recheio de mousse de chocolate. Coloque outra camada da massa do bolo, retire o excesso da parte de cima da massa (tentando deixá-lo mais retinho) e umedeça com um pouco de leite. Espalhe o recheio de leite ninho. Finalize com a terceira, e última, camada da massa do bolo e, novamente, retire o excesso da parte de cima dele. Se não for decorar o bolo de imediato, leve à geladeira coberto com papel alumínio (eu deixei de um dia para o outro). Quando for decorar o bolo, retire da geladeira e tire todo o papel alumínio. Espalhe o chantilly de chocolate e decore com o brigadeiro e o chantilly conforme o seu gosto (veja no vídeo com eu fiz). Prontinho, é só servir.





bolo mousse de chocolate


bolo mousse de chocolate

Mais dicas do bolo mousse de chocolate:


- Lembrando, eu fiz duas receitas desta massa e assei em três assadeiras redondas de 25cm cada, por isso o meu bolo ficou alto;

- O recheio de leite ninho é opcional, se desejar pode fazer só o recheio de mousse de chocolate mesmo;

- O mesmo com a cobertura, o uso do brigadeiro fica a seu critério;

- Decore o bolo conforme o seu gosto;

- Se não quiser um bolo tão alto é só fazer uma receita da massa somente;

- Este bolo serve em torno de 30 pessoas, vai depender muito do tamanho da fatia que você cortar.


Mais receitas de bolo de aniversário:




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita ao blog :) Todos os comentários são moderados e, por isso, pode demorar um pouquinho para que sejam publicados ;)

  • Home
  • Quem faz
  • Receitas em Vídeo
  • Minhas Viagens
  • Anuncie no Blog
  • Contato